Arquivo da categoria: DEPARTAMENTOS

Departamentos do Conselho Metropolitano de São José dos Campos.

Projetos Sociais do CNB – Edição 2015

Atenção, vicentinos! Chegou a chance de mudar a vida dos assistidos para melhor. Com a edição 2015 dos Projetos Sociais do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) é possível auxiliar a promoção social das famílias pobres.

 

O que são Projetos Sociais?

Por meio da Contribuição da Solidariedade – que é uma coleta feita nas Unidades Vicentinas – o CNB destina 40% do valor arrecadado para o financiamento de iniciativas com foco nas Mudanças de Estruturas, ou seja, que vão contribuir efetivamente no processo de retirada do assistido da situação de pobreza, seja por meio de um programa de geração de renda ou até mesmo na qualificação para o mercado de trabalho.

As inscrições foram iniciadas em 2 de março, encerradas no dia 6 de julho. O resultado final foi divulgado em 10 de setembro.

Todos os projetos recebidos foram analisados por uma comissão composta por confrades e consócias, além de especialistas na área.

Baixe a lista dos Projetos contemplados >>

Baixe a lista dos Projetos não contemplados >>

 

 

Torneio/Lazer CCA’S do CC Leste de SJC

No dia 03 de março de 2013 a Coordenação das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA’s) do Conselho Central Leste de São José Campos realizou um Torneio/Lazer com as crianças vicentinas na residência da consocia Benedita Augusta coordenadora das CCA’s .

Foi um dia muito divertido que reuniu aproximadamente 75 crianças e adolescentes entre os membros das CCA’s e outros que participam nas conferências de adultos.
Foram montados cinco times de futebol para a realização do torneio. Estes times foram compostos por crianças e adolescentes das diversas conferências onde todos puderam participar.

Além do futebol foram realizadas outras brincadeira, como: corrida de saco, corrida do ovo, dama, dominó, ping-pong, pula corda, enfim ninguém ficou parado.

Na hora do lanche foi servido um delicioso cachorro quente e refrigerantes, e ao longo do dia foi possível observar que mesmo as crianças sendo de conselhos diferentes, se entrosaram tão bem que pareciam amigos há muito tempo.

Vale a pena investir nas nossas crianças e adolescentes e ver o novo rosto da Sociedade de São Vicente de Paulo, ressalta a consocia Antonia Augusta – “Toninha”, presidente do Conselho Central Leste de São José dos Campos.

Encontro com Obras Unidas do CMSJC

Denor5 Denor6 Denor7 Denor8 Denor9 Denor10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O I Encontro do Departamento de Normatização e Orientação (DENOR) do Conselho Metropolitano de São José dos Campos com as Obras Unidas aconteceu de 10 a 12 de julho de 2015, na Casa de Retiros Getsêmani, em Jacareí.

Durante os três dias, cerca de 75 pessoas, entre membros da diretoria e funcionários de Obras Unidas da área do CM SJC, receberam orientações técnicas, jurídicas e contábeis e capacitação, que visam otimizar os processos administrativos em suas unidades vicentinas, além daqueles relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho.

Entre as palestras ministradas pelo confrade Cláudio Stucchi, presidente do Lar de Idosos São Vicente de Paulo de Itapetininga (SP). Ele é advogado especialista em direito da pessoa idosa e falou sobre “Capacitação para o Cuidado de Idosos de Grau III”, “Caminho para a ILPI obter mais recursos financeiros do Município” e “A importância do Estatuto Social e do Regimento interno como ferramentas de Gestão”. Ao final das explanações, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas.

Ainda foram trabalhados os temas “Contabilidade e Terceiro Setor”, pelo contador Alberto Henrique, e “As principais Normas Regulamentadoras e suas implicações práticas no dia-a-dia das Obras Unidas”, pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, Valdir Aparecido Alves.

Também estiveram presentes a coordenadora do DENOR, Sônia de Almeida Santos Alves, e o presidente e o Assessor Espiritual do CM São José dos Campos, Luiz Alberto Barbosa e padre José Gerardo Pérez Cárdenas, que presidiu a missa no sábado. Na sequência, o fundador da Comunidade Católica “Tom de amor”, Luis Carlos Bustamante, conduziu um momento de oração.

Um luau e uma festa julina foram preparados para que confrades e consócias pudessem se confraternizar.

 

Encontro da ECAFO conscientiza lideranças sobre a importância da formação

“O evento superou minhas expectativas, foi bem elaborado, com excelente conteúdo que, sem dúvida, irá contribuir no trabalho das unidades vicentinas onde atuo”.
Ricardo Mario de Souza, membro da Conferência São Benedito vinculada (CP Pindamonhangaba)

“O tema do encontro foi entusiasmante. Saio desta formação com grande desejo de ser uma Vicentina Evangelizadora e de contagiar meu Conselho Particular com o conteúdo absorvido”. Maura Moura da Silva Santos, Coordenadora da ECAFO do CP São José

Dias 19,20 e 21 de Junho de 2015 com certeza será lembrado pela #ECAFO do CMSJC como um divisor de águas na história da…

Posted by Carlos Ribeiro on Quinta, 25 de junho de 2015

 

“O Senhor entende o que está lendo? Como posso entender se ninguém me explica?” (Atos 8, 30-31). Este foi o tema do encontro promovido pela Escola de Caridade e Formação do Conselho Metropolitano São José dos Campos, de 19 a 21 de junho de 2015, na Casa de Retiro Getsêmani. A formação reuniu coordenadores de ECAFO e presidentes de Conselhos Centrais e Particulares.

Os participantes, cerca de 50 pessoas, puderam refletir sobre a importância da formação contínua, da espiritualidade do líder e do vicentino, e também do compromisso em assumir algo concreto de mudança de estrutura em seu Conselho.

A consócia Simone Luz, do Conselho Central de Paraibuna, aplicou a dinâmica “Corretores do Céu e do Inferno”, que levou à reflexão sobre “Como estamos falando de Deus e da SSVP para as pessoas – será que estamos ‘vendendo bem o nosso peixe?’”

A partir de gravuras espalhadas na sala de palestra, como se fosse uma exposição, o assessor espiritual do CM SJC, padre José Gerardo Pérez Cárdenas falou do papel de Maria como formadora na vida de Cristo e em nossa vida.

“Formação: Quero, devo, preciso!”, foi o tema trabalhado pela coordenadora da ECAFO da região IV, consócia Renata Mancini.

Em suas palavras, o assessor espiritual da SSVP na Diocese de São José dos Campos, pe. Odinei de Paiva Magalhães, convidou os vicentinos a “Formar para mudar”.

Momentos de espiritualidade, com a oração do terço da misericórdia e a Adoração ao Santíssimo Sacramento, também fizeram parte do encontro.

No último dia os participantes preencheram um “Termo de compromisso” com ações a serem desenvolvidas em seu Conselho. Os termos foram ofertados ao Senhor na missa de encerramento, no momento do ofertório.

A animação do encontro ficou por conta do Ministério de música da Rede de Casais da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos.

 

ECAFO é jóia!
ECAFO é jóia!